terça-feira, 6 de maio de 2008

Sabedoria,Compaixão e Coragem

Você deve ter visto "O Mágico de Oz" um milhão de vezes ( não ?....
de que planeta você faz parte ?).
O Instituto Americano de Filmes pontuou Oz como o sexto melhor filme jamais realizado.
Penso que ele é um dos filmes TOP 10 de treinamento em Liderança de todos os tempos .
Vale apena ver ou rever este filme de 1.939.Num mundo desencantado às vésperas do terceiro milênio, a história da garotinha Dorothy (Judy Garland aos 16 anos ),que pede às estrelas para levá-la ao outro lado do arco irís, ainda tem um grande charme. Ele ainda mantém o frescor original e com grandes lições de gestão .
Resumo da Estória
Apanhados por um tornado em sua fazenda no Kansas, Dorothy e seu cachorro Totó vão parar em uma terra "além do arco-íris", onde os desejos podem se realizar com a ajuda de um misterioso mágico.
Ansiando por voltar para casa, a menina recebe dos habitantes do estranho lugar a orientação de que deveria procurar a ajuda do Mágico de Oz na Cidade de Esmeraldas. Bastava seguir a longa estrada de tijolos amarelos, que cortava o país. Tem início então, a jornada através da terra de Oz. Usando um par de sapatinhos prateados , Dorothy parte, com seu fiel totó.
Dorothy encontra num milharal um pobre espantalho cujo sonho era ter um cérebro para produzir excelentes pensamentos,um homem todo feito de lata enferrujado que após lubrificarem as juntas enferrujadas, segue junto aos três pois tenciona obter do Mágico um coração de verdade para si. Na estrada são atacados por um leão mas Dorothy acaba descobrindo que era uma farsa: o medroso era ele. Junta-se, finalmente, o leão covarde à comitiva, a fim de pedir que o Mágico lhe desse a coragem que faltava.
Chegando a Oz ,o mago atende a todos : ao Espantalho, dá um cérebro de alfinetes - com o qual o feliz boneco de palha julga-se o ser mais inteligente do mundo; ao Homem de Lata, um coração falso; ao Leão, uma beberagem que este acredita ser a coragem almejada. Descobriram que o mago era falso. A menina e seus amigos então decidem rumar até as terras da Bruxa Boa do sul, Glinda. Após muitas peripécias, são recebidos pela boa amiga que revela à saudosa garotinha que a solução estava em baixo de seus pés todo o tempo: o sapato mágico.
Usando da magia dos sapatinhos ,Dorothy voa de volta ao Kansas.

A Questão da Liderança
Dorothy foi uma grande líder porque guiou um cara sem cérebro, outro sem coração e um terceiro sem coragem alguma e integrou-os num trabalho de equipe eficaz para cumprirem uma missão .

Mais recentemente as lições de Oz foram exemplificadas no livro O Principio de Oz" de Roger Connors,Tom Smith e Craig Hickman. Eles basearam suas análises mais no livro de Frank Baum (1.900) do que no filme .Usaram a estória de OZ como uma metáfora para Responsabilidade,argumentando que Dorothy e sua equipe foram bem sucedidos somente quando pararam de culpar os outros por seus problemas e esperassem que alguém desse uma solução mágica e assumissem que a solução estava bem em baixo de seus pés representado pelos sapatos prateados de Dorothy .

O Espantalho traz toda a importância da sabedoria .Todas as empresas precisam de líderes competentes, inteligentes e que entendam do negócio .
Coragem é também crucial para que um líder execute sua missão.Tal como o Leão,líderes têm de superar os seus próprios medos e aprender a conduzir, apesar deles.
Tal como o Homem de Lata ,muitas empresas têm líderes que são apenas conchas vazias,falta um coração.

As pessoas são atraídas por líderes que cuidam e que tem a preocupação genuína com o outro .
Lidere com seu seu coração, você pode inspirar sua equipe a conseguir mais do que aquilo que pensava ser possível.

2 comentários:

Nanete Neves disse...

Muito bons, tanto a escolha da história como o seu texto, que em tom bem coloquial, revela os valores que podem ser desprendidos do conto dessa heroína bastante especial e legendária, e aplicados por líderes inspiradores.
Seu texto me fez rever toda essa história linda dentro de mim.

Anônimo disse...

Oi Helena,

Texto admirável. Fluente e muito interessante.
Já assisti sim umas 1000 vezes o filme, mas minha "sensibilidade" estava meio sonolenta, pois não consegui relacioná-lo com conceitos de liderança.
Fantástico.

abraço

Paulo Oliveira