terça-feira, 6 de maio de 2008

Tributo à Dama Anita Roddick


"Se você pensa que é demasiadamente pequena para fazer a diferença ,tente dormir com um mosquito !"

Ela desenvolveu uma marca única. Inovadora , um estilo de negócio diferente .
Sua irreverência foi uma constante "pedra no sapato" da indústria cósmetica convencional .Nunca freqüentou uma escola de Administração e criou uma das maiores empresas de cuidados para a pele e rosto do mundo.
Ela sempre foi uma ativista, em prol da natureza, dos animais, do meio ambiente ou de qualquer coisa que agredisse a humanidade e seus valores.
E assim surgiu a The Body Shop, com critérios bem definidos de atuação, com uma missão e visão inovadoras para a época. Eliminava qualquer possibilidade de utilização de produtos testados em animais (muito comum na área de cosméticos), que não tivessem reflorestamento da matéria-prima, que utilizassem o trabalho infantil, que agredissem qualquer trabalhador ou o colocassem em situações de alto risco, que não fossem biodegradáveis ou recicláveis .
A BODY SHOP foi fundada em março de 1.976 Ela abriu sua segunda loja seis meses mais tarde. Em 1991, a BODY SHOP tinha 700 lojas .Em 2004, as lojas atendiam mais de 77 milhões de clientes em todo o mundo. Foi eleita a segunda marca mais confiável na Inglaterra e 28a marca no mundo.
Em 17 de março de 2006 Anita decide vender a BODY SHOP para a L'Oreal por
£ 652 milhões. Isto causou polêmica, pois L'Oréal estva envolvida na experimentação animal, e porque a empresa é co-propriedade da Nestlé, que estava sendo alvo de críticas por seu tratamento aos fornecedores do terceiro mundo .
Em 2003, a Rainha Elizabeth II nomeou Anita como Dama Comandante da Ordem do Império Britânico .
Anita faleceu em 10.09.2007 com 64 anos. Uma lição de empreendedorismo atrelado a um enorme sentimento social e a busca pelo fim das desigualdades, do desrespeito com a humanidade e com o nosso planeta. Anita tinha a esperança de que a imagem do mundo dos negócios como uma selva, onde só os corruptos sobrevivem, fosse substituída por uma nova, onde só os responsáveis teriam espaço.
Uma mulher da vida real que disse um dia : “Se você realmente não queria ter rugas, deveria ter deixado de sorrir há muitos anos”.

4 comentários:

Paulinha Esteves disse...

Helena, mesmo que não tivesse dito, iria, de alguma maneira, pensar que, escrevendo este artigo, por um momento, pensou em mim.
Já ouvi muitas coisas sobre a The Body Shop como empresa, mas não sobre sua criadora. Estou refazendo a minha linha de pessoas que admiro. Ela sem dúvidas foi uma mulher de fibra que provou que um bom negócio pode ser feito com ética e valores humanos. Parabéns pelo artigo e pela qualidade do seu blog! Vindo de você não poderia ser diferente. Um grande beijo de quem te admira muito!
Paula Esteves

Nanete Neves disse...

Helena, seu blog está muito bom. Concordo com a Paula, é preciso analisar bem o comportamento das pessoas que admiramos. Ótimo o seu exemplo da Anita. Ah, adorei também a analogia do outro texto ligando a falta de objetivos claros da Alice com as nossas metas pessoais e profissionais. Parabéns! Você está nos fazendo refletir.

Helena Pessin disse...

Paula, Nanete :
Obrigada pelos comentários e pela força .Este é oobjetivo do Blog - promover a reflexão e o crescimento .Beijos

Fabio disse...

Muito boa iniciativa resgatar a história de Anita Roddick, porque seu legado de inovar por meio da criação de uma empresa e marca com alma verdadeira - e não um simulacro de alma - é algo que até hoje está em falta.

Nada de ingenuidades: o objetivo de qualquer empresa é ser lucrativa. Mas quem faz isso com essa clareza de propósitos sai à frente. Muita gente elogia a Ecomagination de Jeffrey Immelt (GE) e a iniciativa sustentável de Lee Scott (Wal-Mart), mas Anita iniciou isso muito antes e isso só reforça seu talento.