sábado, 12 de abril de 2008

A Educação no Século XXI

O "Relatório Jacques Delors”, resultado de trabalhos desenvolvidos de 1993 a 1996 pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), obteve a colaboração de educadores do mundo inteiro.Este relatório analisa as mudanças decorrentes da globalização ,bem como os avanços tecnológicos que ela produz .
A UNESCO referendou as principais características do trabalhador do século XXI.Este material está publicado no Brasil sob o título de "Educação – Um tesouro a descobrir" (2000).
De acordo com o Delors, a educação necessária ao século que se inicia poderia ser sintetizada em um de seus parágrafos:
Para poder dar respostas ao conjunto de suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. É claro que estas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta”.
Os Quatro Pilares da Educação para este novo século, pesquisados pela UNESCO, nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de trabalharmos valores e competências no profissional , para que ele aprenda durante toda a vida


Jacques Delors dedicado à economia e às finanças, entrou em 1974 para o Partido Socialista Francês (PS), consolidando o perfil de porta-voz para as questões econômicas de François Mitterrand. Foi presidente da Comissão da CE em Bruxelas de 1985 a 1995 .Preparou o Tratado de Maastricht para a união política da Europa (1992. Apoiou Mitterrand e lo chanceler alemão Helmut Kohl, geriu a construção do mercado livre interno (1992-1993) e a transformação da CEE em União Européia (UE).

Professora Maria Cristina foi minha Mestra e Orientadora na disciplina Novas Tendências Organizacionais
"Só me interessa estudar o conhecimento que tenha valor de troca e valor de uso. Conhecimento tem que promover a produtividade e estar á serviço da produção ."

Visão pragmática da grande docente e economista

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